
ENTENDENDO O COMPLIANCE A PARTIR DA MATEMÁTICA DA INTEGRIDADE
A Gontijo Mendes está trabalhando em um projeto voltado para o desenvolvimento e implantação de um programa de integridade (Compliance).
Segue abaixo um entendimento melhor sobre tal prática.
O filósofo Joseph Fulda, por meio do que chamou “Matemática da Integridade” nos ajuda a entender como os mecanismos de compliance podem colaborar para um aumento dos padrões de governança nas empresas:
Imagine que uma empresa possua um cofre que pode ser aberto com apenas 1 chave e que 3 guardas se revezam na vigilância desse cofre. Cada guarda possui 1 cópia da chave que abre o cofre. Ou seja, qualquer um dos guardas consegue, isoladamente, abrir o cofre. Suponhamos que cada guarda tem a tentação de abrir o cofre 1 vez ao ano. Qual a probabilidade do cofre ser assaltado pelos guardas? Resposta: 3 vezes em um ano, ou ser roubado, em média, a cada 4 meses.
Agora imagine o mesmo cofre com 3 chaves diferentes e que cada um dos 3 guardas possua apenas 1 chave. E que cada um dos guardas continua com a tentação de abrir o cofre 1 vez por ano. Qual seria a probabilidade da empresa ter o cofre assaltado pelos guardas? 1 vez a cada 133 mil anos, pois todos os guardas terão que cair em tentação no mesmo momento.
Esse exemplo demonstra a importância de desenvolvermos ferramentas gerenciais para criar uma cultura de integridade corporativa e minimizar possíveis desvios de conduta nos relacionamentos com clientes, fornecedores e colaboradores. A Gontijo Mendes está preparada para ajudar sua empresa a estruturar políticas de compliance que estimulem a melhoria nos processos internos e atuar com maior segurança diante dos dilemas éticos empresariais.
Tem interesse em saber mais sobre como aplicar o programa de compliance dentro da sua empresa?
Basta entrar em contato que a nossa equipe estará preparada para lhe ajudar.